A Arquitetura além da estética

A Arquitetura vai muito além de um desenho bonito ou suas preocupações estéticas, ela apresenta também uma função importante no contexto da obra e sua localidade. Quem conhece Palmas sabe o quanto a capital tocantinense tem características próprias que são marcantes, como o clima, relevo, seu planejamento e também o lindo pôr do sol.

O básico na hora de planejar sua residência ou escritório todo mundo já sabe: evitar o sol da tarde e ter boa circulação de ar está no manual de qualquer arquiteto amador. Mas as preocupações vão muito além, como a escolha do piso correto, cortinas, material do escritório e uma boa arborização podem influenciar muito o projeto arquitetônico

Tetos de vidro ou acrílico, por exemplo, são lindos. Mas não é aconselhável usá-los no local onde serão feitas as refeições no período do almoço. Isso porque a incidência o sol de meio dia será muito forte no horário em si. 

Pôr do sol de Palmas

E esse maravilhoso pôr do sol de Palmas, como usá-lo no projeto arquitetônico? Clientes comerciais já optaram por salas com vista para o lago de Palmas justamente por conta do pôr do sol. Existe o ônus do sol da tarde, aquele do manual do arquiteto amador que falamos anteriormente, mas há um bônus interessante para pensarmos num equilíbrio.

Primeiro, não coloque a sua mesa do escritório na proximidade da janela. Opte por deixar uma área de recuo, quem sabe até mesmo uma sala de espera ou mesa para um café. No caso do projeto residencial, use para momentos pontuais, como uma área que usará como menos frequência, nos momentos de descanso, no qual o pôr do sol faça parte.

Consulte sua arquiteta sobre como usar essa maravilha e aproveite.

Leave a Comment