Conforto e localização deixaram de ser as únicas preocupações dos interessados em comprar um imóvel. Sofisticação e design fazem parte da análise daqueles que querem investir em um empreendimento imobiliário. Por este motivo, obras residenciais e comerciais com assinatura de arquitetos são a nova tendência do mercado. A valorização financeira dos imóveis está atraindo investidores que buscam bons negócios no setor.
De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadora Imobiliárias (Abrainc), houve um aumento de 20% no número de imóveis projetados por arquitetos e paisagistas. A valorização desse tipo de empreendimento pode variar de 10% a 60%. Esses números são reflexo dos benefícios que os profissionais da arquitetura trazem para o empreendimento desde a sua funcionalidade, aproveitamento do espaço, design e estética.
Para Laís Faustino, arquiteta e urbanista gestora da Fauss Arquitetura e Estilo, a concepção de um empreendimento, seja comercial ou residencial, criado com conceitos de um profissional de arquitetura traz uma série de benefícios. “Além da otimização dos espaços internos, com ambientes mais integrados e aproveitamento dos espaços, da valorização estética e da garantia de uma obra bem planejada e executada, há também a criação de um ambiente mais exclusivo. Uma obra assinada por um arquiteto é uma obra única, diferente do que acontecia no mercado até pouco tempo”, explica.
No bairro Moema, na cidade de São Paulo, edifícios projetados por arquitetos estão sendo comercializados por cerca de R$17 mil o metro quadrado. No mesmo bairro, o valor médio do metro quadrado fica em torno de R$11,3 mil. Isso mostra uma valorização de 50% na comercialização do imóvel. “Ao fazer um investimento num profissional da arquitetura na criação do empreendimento, aumenta o retorno deste investimento no final do processo. É uma forma de agregar valor e otimizar investimentos, tendo em vista que um arquiteto pode auxiliar na execução da obra”, argumenta Laís.
A Fauss Arquitetura e Estilo está executando diversos empreendimentos imobiliários em parceria com construtoras em Palmas-TO e Belo Horizonte-MG. Além disso, pequenos empresários já começam a notar a tendência no mercado e procuram escritórios de arquitetura para assinar esses tipos de empreendimentos.