Existe diferença no projeto residencial de solteiro e casal?

Quando elaboramos um projeto, pensamos na pessoa por trás daquela criação, da identidade que será usada. Só dessa premissa, podemos considerar que há diferenças entre uma pessoa ou duas. Embora existam soluções semelhantes, há muita coisa que deve ser levada em consideração na elaboração do projeto de arquitetura e decoração de interiores. É sobre isso que vamos falar neste texto.

Identidade: essa é a palavra-chave na elaboração do briefing do projeto. Não criamos em cima apenas de uma tendência ou inovações do mercado, sempre levamos em consideração a identidade das pessoas, seus gostos, suas características, seus desejos e objetivos. Pensando nisso, quando falamos de um casal, é preciso encontrar o ponto de convergência entre as pessoas e também os de divergências, para criar soluções que agradem a todos.

Isso também implica no aproveitamento de espaços. Em projetos de pessoas solteiras, há uma tendência a ter menos cômodos, neste caso, podemos pensar em ambientes mais amplos e integração entre eles: cozinha com sala, por exemplo. No caso de casais, precisamos pensar nas individualidades e necessidades. Cada um precisa do seu escritório? Há uma necessidade de espaço específico para uma atividade, seja profissional ou de lazer? Tudo isso deve ser levantado.

Em casais, pode existir necessidade de duplicar alguns ambientes, como closet e escritório. É preciso pensar também na questão filhos. O casal deseja ter filhos? Essa é uma pergunta que deve ser feita também para os solteiros: há desejo de casar e constituir filhos? O projeto do solteiro, por exemplo, pode ser adaptado a uma nova realidade futuramente. Então o escritório amplo pode ser dividido entre escritório e quarto para criança, com menor necessidade de intervenção em uma reforma.

Então a resposta é sim, há diferença entre projetos para solteiros e casais. Mas o mais importante de tudo é que os projetos de arquitetura e decoração são feitos para atender pessoas. Para isso, é preciso que a arquiteta responsável entenda um pouco da história de cada cliente, para criar projetos personalizados.

Gostou? Conta pra gente como seria seu projeto.

Leave a Comment